Website em Manutenção

O website encontra-se em manutenção de momento.
Pedimos a vossa compreenção e prometemos ser breves.

Medidas que diminuem o impacto do covid19 no meu negócio

2020-12-07


As restrições motivadas pela pandemia da Covid19 estão a ser reforçadas, com o desenvolvimento da “segunda vaga” que agora nos atinge e que volta a impactar de forma negativa a maioria dos negócios. Lojas, restaurantes, escolas, escritórios,... procuram, nos dias de hoje, encontrar o equilíbrio entre a protecção ao vírus e a continuação das suas vendas e prestações de serviços.
Os novos contágios, com valores mais altos do que na vaga anterior, forçaram os governos a abandonar os seus esforços para persuadir os trabalhadores a voltar aos seus postos de trabalho, acrescentando às medidas de desinfecção, distanciamento e lotação já impostas,  restrições horárias, que alteram a vida dos negócios e das cidades, numa época tão crítica para a maioria dos negócios, quanto o final de ano.

O exemplo Inglês:
Em Junho, o primeiro ministro britânico, Boris Johnson, reverteu o seu conselho formal de trabalhar em casa, se possível, e pediu às pessoas que voltassem aos seus locais de trabalho, para ajudar a economia a recuperar de sua contração de 20% no período de Abril a Junho, a maior queda entre as principais economias desenvolvidas.

No entanto, um grande número de trabalhadores permaneceu cético. De acordo com o “think tank Centre for Cities” (Centro de Ideias para as Cidades) no início de Agosto, apenas 17% haviam retornado aos locais de trabalho na cidade.

Porquê?
A nossa equipa acredita que, apesar de dividirmos a nossa rotina com este vírus desde Março, a percepção geral é a de que há ainda muito a ser descoberto sobre o mesmo, o que transmite a qualquer trabalhador insegurança, ao pensar que em vez de manter o seu trabalho no conforto e segurança do seu lar, passará a trabalhar num escritório ou estabelecimento sem a certeza da sua limpeza e desinfecção ou, em alguns casos, tendo de dividir transportes públicos onde as medidas são ainda mais incertas.

Que medidas podem, então, fazer a diferença?
Independemente de qualquer que seja o seu negócio, o importante é transmitir confiança aos seus colaboradores e clientes. Para além da aplicação de estratégias de comunicação, internas e externas, acerca das novas medidas aplicadas, de criar rotatividade de equipas e perceber caso a caso qual a melhor opção para os seus colaboradores ou, por exemplo, disponibilizando a entrega de produtos, é essencial garantir que tanto a sua equipa quanto os seus clientes se sentem seguros no seu negócio. Como?

1. Disponibilize dispensadores, automáticos, em diversas zonas
Não apenas na entrada de um escritório ou loja. Mas também em zonas críticas como a cozinha ou as casas de banho. No caso de escolas, lares ou clínicas, por exemplo, deverá ainda existir um reforço dos dispensadores de álcool gel em corredores de passagem e salas de espera.

2. Equipe o seu negócio com produtos especializados
A primeira impressão conta. Por isso disponibilizar alguns produtos especializados e diferenciadores, como os tapetes com solução desinfetante, à entrada, pode fazer a diferença e passar uma maior sensação de segurança.

3. Tenha a certeza que opta por produtos de desinfecção certificados
Aconselhe-se com os vendedores de produtos ou a sua equipa de limpeza. Actualmente existem produtos certificados na desinfeção, adaptados para cada espaço e que fazem a diferença para uma correcta limpeza e desinfeção.

4. Dê a conhecer os produtos que usa
Algumas empresas de produtos de limpeza e desinfecção, como a Orbivendas, disponibilizam Selos de Garantia que indicam que determinados produtos são de uso profissional e estão aptos para o combate ao covid19. Mantenha estes selos junto dos dispensadores e nos espaços higienizados com os mesmos.

5. Forme a sua equipa
Não apenas a de limpeza mas também todos os seus colaboradores (e clientes, caso se aplique). O excesso de zelo não existe, quando estamos a falar de vírus altamente transmissível pelo que a adopção de novas rotinas, previamente definidas, é essencial.

6. Ajude os seus colaboradores a protegerem-se
Em casos específicos, como hospitais, este é um assunto sensível e em que os produtos de protecção individual têm obrigatoriamente de ser disponibilizados. No entanto, quer faça a gestão de um escritório ou de uma fábrica, por exemplo, ajude os seus colaboradores promovendo, com ofertas, a troca de máscara, viseira ou luvas regular.

7. Prefira produtos ecológicos
Esta emergência de saúde que vivemos tem destacado a importância do mundo natural nas nossas vidas. No entanto, se por um lado o mundo parece ter ficado mais alerta para estas questões, por outro o uso de milhões de máscaras, diariamente largadas no ambiente e a escolha de produtos de limpeza e desinfeção agressivos para o ambiente tem crescido como nunca. No mercado já existe o mesmo tipo de produtos, actualmente disponibilizados em Portugal pela Orbivendas, e que são ecologicamente responsáveis. Sempre que possível procure estas opções.

8. Tenha um plano B
É importante saber que, por muito que exista preocupação e um cumprimento das regras estipuladas, um caso positivo de covid19 no seu negócio é um risco real. Garanta que os seus colaboradores sabem o que fazer caso tal aconteça e que os riscos estão sempre minimizados.

Ficou com alguma questão? Fale com a nossa equipa que se mantém disponível para o ajudar.

 

Voltar

Partilhe nas redes sociais: