Website em Manutenção

O website encontra-se em manutenção de momento.
Pedimos a vossa compreenção e prometemos ser breves.

Que tipo de produtos de limpeza e desinfecção podem ser usados no combate ao coronavírus?

2020-06-08

 

Quem trabalha no sector da limpeza e desinfecção, nomeadamente em áreas de saúde, já ouve falar nos coronavírus há muito tempo.

Com aparência semelhante a uma coroa, representam uma grande família de vírus conhecida por causar várias doenças que podem ir desde uma constipação comum até doenças mais graves do trato respiratório, como a pneumonia no caso do covid19.


Propagação pelo ar


Sendo um vírus respiratório, o novo coronavírus propaga-se principalmente através do contacto próximo com uma pessoa doente, através de gotículas respiratórias das pessoas infetadas.
Por essa razão, a Organização Mundial de Saúde recomenda o uso de máscara em espaços fechados e se suspeitar que contraiu o novo Coronavírus ou tiver sintomas como tosse ou espirros.
Em espaços fechados e onde possa existir elevada possibilidade de contágio, como é o caso de escolas, creches, lares ou ginásios, por exemplo, a utilização de nebulizadores é aconselhada de forma a desinfetar e purificar o ar, periodicamente e garantindo a sua qualidade e segurança.
Um novo estudo do The New England Journal of Medicine concluiu que o vírus pode sobreviver no ar até 3 horas.
 

Propagação nos alimentos

Normalmente, e apesar de as doenças respiratórias não serem transmitidas por alimentos, estes devem, principalmente se não cozinhados, ser lavados com desinfetantes alimentares próprios e respeitando as boas práticas de higiene.
 

Propagação pelos animais

Apesar da fonte da infeção animal do novo coronavírus ainda não ter sido identificada presume-se que os primeiros casos humanos na China resultaram de uma fonte de infeção animal.
Sendo, neste momento, garantido pela Ordem dos Médicos Veterinários que não existem evidências de que possa ser feita transmissão através de animais de companhia o conselho é para reforçar as medidas de desinfecção em clínicas e hospitais veterinários, através de produtos adequados, e criar alguns cuidados extra, por exemplo na limpeza das patas depois de um passeio na rua e no retorno a casa.

Propagação nas superfícies

Apesar de serem ainda informações preliminares, estas sugerem que o vírus pode sobreviver desde minutos até alguns dias em superfícies, como é o caso do plástico e do aço inoxidável.
Uma vez que o toque em algumas superfícies e objetos, como dinheiro, maçanetas, telemóveis, comandos de TV ou ar condicionado, botões de elevadores, máquinas de multibanco ou corrimões pode ser veículo de contágio é essencial reforçar a desinfecção dessas superfícies e utilizar desinfetantes capazes de matar o vírus, anulando a sua capacidade de infetar pessoas.
Está testado que desinfetantes à base de álcool, cloro ou ácido peracético conseguem, em cerca de um minuto, inativar o vírus deste tipo de superfícies.



O mais importante para se manter seguro é manter-se informado sobre a propagação e garantir que toma e aplica à sua equipa e clientes todas as medidas de proteção individual garantindo também a correcta e eficaz limpeza e desinfecção dos espaços.

Se ficou com dúvidas ou pretende conhecer a nossa oferta de produtos e máquinas de limpeza e desinfecção, fale connosco.
 

Voltar

Partilhe nas redes sociais: