Website em Manutenção

O website encontra-se em manutenção de momento.
Pedimos a vossa compreenção e prometemos ser breves.

Reduzir a disseminação do coronavírus: implementação de medidas de higiene das mãos em 10 aeroportos reduz propagação até 37%

2020-03-23

 

Confirmada a pandemia mundial do novo coronavírus, espalhado pelo mundo através de viajantes infectados, as autoridades de vários países tentam agora conter o surto.

Em Portugal, onde o governo decretou o estado de emergência, pela primeira vez desde Abril de 1974, estão em vigor várias medidas com o objectivo principal de garantir um abrandamento no contágio por este vírus.

O isolamento social e a boa higiene das mãos são duas das medidas fundamentais para o controlo da pandemia. Numa altura em que a circulação de pessoas e bens continua mas com algumas regras mais apertadas, por exemplo em aeroportos, um estudo da Society for Risk Analysis indica que a disseminação do coronavírus pode ser reduzida apenas se a higiene das mãos for melhorada nestes locais.

 

Revelando o impacto da implementação de estratégias de mitigação de doenças em aeroportos em todo o mundo, os investigadores concluíram que “Aumentar o envolvimento dos viajantes na higiene adequada das mãos nos aeroportos tem o potencial de reduzir o risco de propagação do vírus até 37%”.
 

Sendo os aeroportos locais não apenas com grande volume de passageiros mas também com inúmeras superfícies altamente contaminadas e que são frequentemente tocadas por viajantes de todo o mundo, incluindo telas de check-in de auto atendimento, apoios de braços de bancos, botões de fonte de água, maçanetas, assentos e mesas.

De acordo com o estudo, bastava que fossem instituídas práticas de higiene e lavagem das mãos em 10 aeroportos principais: London Heathrow; Los Angeles Internacional; John F. Kennedy; Charles de Gaulle; Dubai International; Frankfurt; Hong Kong Internacional; Capital de Pequim; São Francisco; Amsterdam Schiphol.

Uma medida económica mas eficaz uma vez que, segundo Christos Nicolaides, professor da Universidade do Chipre e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), "aeroportos e aviões são altamente infecciosos porque são áreas próximas e confinadas com grandes populações móveis e os vírus espalham-se com os fluidos corporais”.

É então e mais uma vez reconhecida a importância da lavagem das mãos para controlar a expansão deste vírus, principalmente em grandes centros de transporte.
 

Voltar

Partilhe nas redes sociais: