Website em Manutenção

O website encontra-se em manutenção de momento.
Pedimos a vossa compreenção e prometemos ser breves.

Deficiente higiene das mãos, propaga bactéria E.coli

2019-11-14

As pessoas que não lavam as mãos depois de ir à casa de banho, estão por trás da propagação de uma estirpe da bactéria E. coli.
Segundo um estudo publicado na Lancet sobre Doenças Infecciosas, uma equipe analisou 20.000 amostras de fezes humanas e 300 amostras de sangue, além de centenas de amostras de esgoto, resíduos orgânicos de animais e carnes, incluindo carne bovina, suína e de frango - além de frutas e salada.
A estirpe ST131 - foi encontrada na maioria das amostras humanas. Pode ser encontrada no intestino, mas pode, geralmente por infecções do trato urinário, causar infecções graves.
No entanto, as estirpes encontradas na carne, gado e resíduos de animais foram principalmente diferentes.
O professor David Livermore, da Norwich Medical School da Universidade de East Anglia, que liderou a pesquisa, disse: "Criticamente - há pouco cruzamento entre estirpes de humanos, galinhas e gado. Em vez disso, a rota de transmissão mais provável para ESBL-E.coli é diretamente de humano para humano, com partículas fecais de uma pessoa atingindo a boca de outra."
Ele disse que manter a higiene dos alimentos ainda é importante - as pessoas devem lidar com carne crua com cuidado, até porque existem outras estirpes de bactérias que envenenam alimentos que passam pela cadeia alimentar.
Acrescentou ainda que “no caso da ESBL-E.coli - é muito mais importante lavar as mãos depois de ir aos sanitários.
"É particularmente importante ter uma boa higiene nos lares, já que a maioria das infecções graves por E.coli ocorre entre os idosos, e as pessoas podem precisar de ajuda para ir à casa de banho".

 

Voltar

Partilhe nas redes sociais: